Embora tenham muitas vantagens sobre os carros movidos a gasolina, os carros elétricos possuem alguma desavantagens, essas, em sua maioria, ligadas as suas baterias. Por não armazenar tanta energia quanto um tanque de combustível, sua autonomia é relativamente baixa, isso é um grande problema se o carro for utilizado para fazer uma viagem onde não tenham muitos postos de recarga. Além dessa baixa autonomia, o tempo de recarga é outro problema, necessitando de pelo menos oito horas para poder carregar os carro completamente.
Suas baterias são muito pesadas (a bateria de um Telsa roadster chega a pesar 450 kg) e sua durabilidade não é tão alta, por perder cerca de 10% da sua capacidade de carga por ano, é necessário que seja feita a troca de bateria em um período de 3 a 10 anos (serviço significativamente caro).
Além dos problemas com as baterias, os motores elétricos tem velocidades máximas muito mais baixas comparadas com motores movidos a combustão, fator que atrapalha quando o carro está sendo utilizado em uma rodovia.
Por último, o custo dos veículos elétricos é muito maior comparado com veículos movidos a gasolina; por exemplo, o Nissan Leaf tem um custo de $33.000 (atualmente custaria cerca R$102 mil) e o Chevrolet Volt custa $40.000 (cerca de R$123 mil). Isso ocorre devido ao alto custo das bateria de íons que são utilizadas para fazer o motor elétrico funcionar. Fora isso, o custo do seguro dos carros elétricos (nos EUA) é maior do que o seguro para carros movidos a gasolina, por conta do perigo de ficar sem energia em algum local onde não tenham pontos de recargas próximos e pelos perigos relacionados a eletricidade.