Desvantagens dos carros elétricos

Embora tenham muitas vantagens sobre os carros movidos a gasolina, os carros elétricos possuem alguma desavantagens, essas, em sua maioria, ligadas as suas baterias. Por não armazenar tanta energia quanto um tanque de combustível, sua autonomia é relativamente baixa, isso é um grande problema se o carro for utilizado para fazer uma viagem onde não tenham muitos postos de recarga. Além dessa baixa autonomia, o tempo de recarga é outro problema, necessitando de pelo menos oito horas para poder carregar os carro completamente.

Estação de recarga

Ponto de recarga para carros elétricos.

Suas baterias são muito pesadas (a bateria de um Telsa roadster chega a pesar 450 kg) e sua durabilidade não é tão alta, por perder cerca de 10% da sua capacidade de carga por ano, é necessário que seja feita a troca de bateria em um período de 3 a 10 anos (serviço significativamente caro).

Bateria de íon e Lítio

Protótipo de bateria de íon e lítio para Chevrolet Spark

Além dos problemas com as baterias, os motores elétricos tem velocidades máximas muito mais baixas comparadas com motores movidos a combustão, fator que atrapalha quando o carro está sendo utilizado em uma rodovia.

Motor elétrico

Motor de um carro elétrico

Por último, o custo dos veículos elétricos é muito maior comparado com veículos movidos a gasolina; por exemplo, o Nissan Leaf tem um custo de $33.000 (atualmente custaria cerca R$102 mil) e o Chevrolet Volt custa $40.000 (cerca de R$123 mil). Isso ocorre devido ao alto custo das bateria de íons que são utilizadas para fazer o motor elétrico funcionar. Fora isso, o custo do seguro dos carros elétricos (nos EUA) é maior do que o seguro para carros movidos a gasolina, por conta do perigo de ficar sem energia em algum local onde não tenham pontos de recargas próximos e pelos perigos relacionados a eletricidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *